Dicas para quem vai viajar:

  1. Para onde você vai? Esteja certo de estar fazendo a melhor escolha para a época que vai fazer a viagem. Por exemplo: se você não gosta de frio, evite a Europa e a parte norte da América do Norte entre dezembro e março. Se quiser ir para o Caribe, fuja da época dos furacões ( agosto a outubro). Se você quiser preços melhores, consulte sempre quando é a baixa estação do destino.

  2. Se o seu objetivo é fazer turismo de compras, opte pela América do Norte e vá na época das liquidações, em geral no fim de cada estação. Lembre-se de que lá é o contrario daqui: o inverno termina quando acaba o nosso verão e vice-versa.

  3. Se você vai para algum lugar exótico, saiba antes como funciona a viagem. Lugares exóticos não são como os outros. Você pode ter de fazer esforços físicos além do que pretende e pode não ter hotéis do nível que espera. Você tem de ter cuidados especiais com a alimentação. Talvez você precise tomar vacinas

  4. Ao receber a passagem, confira todos os dados: nome, data, número de vôos, horários. Essa providência pode evitar dissabores durante a viagem.

  5. Providencie seu passaporte com a máxima antecedência possível. A burocracia pode tornar o processo mais lento do que parece

  6. Se você já tem um passaporte verifique o prazo de validade, para não correr o risco  de que ele expire durante a sua viagem. Alguns países só concedem vistos se a validade do passaporte se estender pelo menos seis meses depois da viagem.

  7. Verifique se os países que você vai visitar exigem vistos. Providencie a documentação para conseguí-los com antecedência. Alguns países só tem representação diplomáticas em Brasília, o que significa mais tempo de espera.

  8. Alguns países exigem vacina contra a febre-amarela. Se você for para um deles, vacine-se dez dias antes do embarque porque as reações à vacina podem ocorrer durante todo esse período.

  9. Para completar a documentação, não se esqueça de levar sua carta de motorista. Mesmo que você não pretenda alugar um carro, sempre pode aparecer uma oportunidade – e será uma pena desperdiçá-la por falta de habilitação.

  10. Uma boa viagem começa muito antes do embarque. Faça lição de casa. Leia tudo o que puder sobre os lugares que vai visitar. Compre livros e guias. Informe-se sobre costumes e hábitos. Viajantes desinformados acabam perdendo o melhor da viagem.

  11. Se você vai para uma cidade, compre um bom mapa antes mesmo de definir o hotel onde vai ficar hospedado. Localize-se, verifique onde ficam os seus pontos de interesse e, só então, escolha o hotel. Pode-se perder boa parte do tempo de viagem se o hotel for mal localizado ou distante do centro.

  12. A moeda internacional aceita é o dólar, a melhor para você levar. Compre uma parte em dinheiro, de fontes confiáveis. Peça dinheiro trocado e evite notas de 100 dólares, que são aceitas com desconfiança, especialmente nos Estados Unidos, onde ninguém usa notas de tanto valor.

  13. Leve uma parte do dinheiro em cheques de viagem. É mais seguro, uma vez que em caso de furto você pode cancelá-los, se tiver anotado sua numeração. Os cheques de viagem são tão confiáveis que alguns bancos e casas de cambio no exterior pagam por eles taxas de cambio ligeiramente maiores até do que oferecem por papel-moeda.

  14. Leve, se possível, algum dinheiro trocado na moeda de seu primeiro destino. A final você pode Ter pequenas despesas com gorjetas, no mínimo – antes de trocar seus dólares no lugar de desembarque.

  15. Nunca transporte todo o dinheiro em um lugar só. Divida-o em duas ou três carteiras e carregue uma parte consigo num money port, que é como se chamam aquelas sacolinhas que se levam debaixo da roupa. Essa é a melhor forma de você não ficar sem nenhum tostão em caso de furto ou assalto.

  16. Antes de viajar, suspenda a entrega de jornais. Jornais acumulados na porta avisam aos ladrões que os moradores estão viajando. Considere também a hipótese de comprar um timer, que acende e apaga as luzes de sua casa em horas determinadas, para não dar a impressão de que ela está desocupada.


    Segue abaixo algumas informações úteis para o seu cruzeiro.

    Check List : No embarque, é fundamental NÃO ESQUECER E MANTER A MÃO:

    • Bilhetes de Passagem;
    • Carteira de identidade ORIGINAL, ou qualquer documento de identidade válido no Território Nacional (CREA, OAB, CRM, etc). Sempre originais.
    • Autorização para embarque para menores;
    • Objetos de uso pessoal de primeira necessidade.

    O que está incluído:
    Além da cabine, 5 refeições diárias, o entretenimento a bordo, participação em todas as atividades de animação, jogos, concursos, espetáculos musicais e artísticos nacionais e internacionais, bailes e festas programadas todas as noites, utilização de todos os equipamentos disponíveis no navio: piscina, espreguiçadeiras, sala de ginástica e musculação, sauna, hidromassagem, biblioteca, discoteca com DJ Brasileiro, coquetel do Comandante e o uso do cofre.

    O que não está incluído:
    As excursões em terra opcionais, as bebidas consumidas, lavanderia, serviço de revelação e fotografias feitas pelo fotógrafo de bordo (opcionais) cabelereiro, massagem, telecomunicações, consultas médicas, medicamentos e qualquer outra despesa de caráter pessoal.

    Como pagar a bordo:
    Ao embarcar, o hóspede receberá o cartão magnético Costa, que será utilizado para pagamento das despesas a bordo. No momento do embarque, também, o hóspede definirá como serão quitadas as despesas efetuadas com o cartão Costa, podendo optar: Dólares Americanos, Travellers Checks em Dólares Americanos, Reais em espécie, e os seguintes cartões de crédito com validade internacional: American Express, MasterCard e Visa. Não serão aceitos aceitos cartão Diners, cheques pessoais ou de empresas. As únicas despesas que não podem ser pagas com o cartão Costa são as despesas do Cassino. Pagamentos com Traveller Checks terão sobretaxa de 4% sobre o valor da operação.

    Embarque
    Solicitamos aos senhores hóspedes que se apresentem para o check in  4 horas antes da saída do navio.

    Desembarque
    Na  noite anterior ao desembarque é preciso deixar as malas nos corredores, do lado de fora da cabine. Devido a semelhança entre as malas, recomendamos identificar a bagagem com algum item pessoal como fitas, etiquetas próprias etc. facilitando sua visualização no desembarque.

    Bagagem
    O limite de bagagem é de 90 kg por hóspede. As malas devem ser etiquetadas: o bilhete de passagem contém etiquetas auto-adesivas, com número de cabine e nome do hóspede, que deverão ser fixadas no espaço determinado na etiqueta de bagagem.

    Documentação
    Os hóspedes terão a  responsabilidade de atender as exigências legais quanto a apresentação de documentos nas viagens nacionais e/ou internacionais, sendo em qualquer caso, indispensável a apresentação das vias originais destes documentos em bom estado. A Polícia Federal NÃO  permite o embarque de hóspedes que estiverem portando apenas cópias xérox (ainda que autenticadas) de seus documentos.
    VIAGENS NACIONAIS – BRASILEIROS
    ADULTOS: Carteira de Identidade (RG) ou qualquer documento de identificação válido no Território Nacional (CREA, OAB, CRM, etc.).
    MENORES DE 18 ANOS: Carteira de Identidade (RG)
    MENORES DE 12 ANOS: Carteira de Identidade  (RG) ou Certidão de Nascimento. Quando não acompanhados pelos pais será exigido uma Autorização.
    ESTRANGEIROS: Carteira RNE.

    Refeições:
    São servidas 5 refeições diárias: Café da Manhã:  servido em 03 lugares. Almoço: servido em 02 lugares. Chá da Tarde as 17:00 hs. Jantar no restaurante principal e Ceia as 24:00 hs.
    Room Service: para o café da manhã na cabine, o serviço é gratuito, bastando preencher o menu e pendurá-lo fora da cabine na noite anterior. Para os demais pedidos o serviço está disponível 24 hs e é cobrada a taxa correspondente.

    Trajes
    Para o dia-a-dia, recomenda-se trajes esportivos e informais. Nas Noites de Gala (02  noites) recomenda-se o uso do paletó e gravata e, aqueles que preferem traje a rigor, poderão usá-lo. Há sempre uma Festa a Fantasia, o traje é fantasia ou livre. É expessamente proibido usar traje de banho no restaurante e, nos corredores, solicita-se o uso de saída de praia ou camiseta e sandália.

    Fotografias e Filmagens.
    Há um serviço de fotógrafos que documenta todos os eventos da viagem. O hóspede pode adquirir as cópias no escritório dos fotógrafos, a bordo.
    É permitido fotografar e filmar todas as atividades no navio pelo próprio hóspede.

     

    Correio e Telecomunicações

    • Correio: selos a venda no navio.
    • Fax/ Telefone/Internet: consulte tarifas a bordo.

    Alimentos e Bebidas
    Em observância as exigências sanitárias, é vedado o consumo a bordo de alimentos e bebidas (águas, refrigerantes, cervejas, alcoólicos) adquiridos fora do navio, nos portos de escala. O pessoal responsável pela segurança do navio está autorizado a recolher esses volumes e devolvê-los aos hóspedes ao final da viagem.

    Recreação
    Monitores especializados por faixa etária:

    • Squosh Club   – 3 a 6 anos;
    • Junior Club     – 7 a 12 anos;
    • Teen Club       – 13 a 17 anos;
    • Adultos           – a partir de 18 anos.

     
    Jornal diário de bordo
    Recomenda-se aos hóspedes ler diariamente o jornal de bordo, onde constam todos os horários,  para melhor proveitamento de todas as atividades de bordo.

     

     

    A FERNANDO LUCIO VIAGENS E TURISMO DESEJA-LHES
     BOA VIAGEM!